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Você sabe como evitar o absenteísmo nas clínicas médicas?

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Categoria: Blog

O absenteísmo em clínicas médicas ocorre constantemente e traz reflexos negativos para a gestão. Nesse sentido, pacientes deixam de ser atendidos e exames são suspensos, criando vácuos na agenda.

Assim, além de dificultar o acompanhamento dos tratamentos que estejam sendo conduzidos, o impacto provocado no tempo de consulta altera qualquer indicador. Portanto, não se trata apenas de perdas, mas de dificuldade na gestão.

Por essa razão, é imprescindível tomar medidas efetivas para evitar o absenteísmo. Continue neste post e conheça algumas dicas importantes!

Tenha um canal direto de comunicação com o paciente

Os acessos aos canais de comunicação precisam ser facilitados para o paciente, de modo que possam ser ágeis. A presença ativa nas redes sociais pode facilitar essa relação.

Assim, considere adotar um número para contato via WhatsApp, por exemplo. Esse canal deve ser utilizado em duas mãos, ou seja, a clínica pode contatar o paciente agendado com uma antecedência padrão de 24 horas e solicitar confirmação da presença.

Ofereça agendamento online

Facilitar o agendamento, assim como o cancelamento, pode fazer com que as coisas fiquem mais ágeis, reduzindo as faltas. O essencial é tornar possível e fácil a iniciativa do paciente para a desistência em tempo hábil.

Desse modo, faça uso da tecnologia e disponibilize um acesso online, com regras claras para o cancelamento de consultas agendadas. A tecnologia pode ser uma grande aliada em facilitar a redução das faltas não informadas, principalmente quando oferece alternativas de contato sempre disponíveis.

Tenha um software de gestão da agenda

A gestão da agenda da clínica pode ganhar agilidade e segurança com a utilização de um software de gestão específico para consultórios. Entre as diversas vantagens que oferece, está a possibilidade de avaliar as ocorrências de um determinado período.

Dessa forma, é possível avaliar as datas e os horários em que o absenteísmo costuma ser mais frequente. Essas tendências permitem adotar soluções para esses períodos, como um acompanhamento mais próximo, com contato para confirmação.

Permita encaixes na agenda

Com todo o cuidado adotado para a gestão do absenteísmo, ainda ocorrerão faltas, muitas vezes em razão de imprevistos. Assim, enfrente essa realidade com soluções inteligentes, como permitir encaixes na agenda.

Para isso, é necessário desenvolver processos internos que identifiquem as faltas e promovam o contato com outros pacientes. Dessa maneira, os que necessitem de atendimento com mais urgência poderão ser realocados para as vagas surgidas.

Implante meios para o feedback dos pacientes

Toda experiência do paciente deve ser proveitosa para a clínica, seja positiva ou tenha origem em alguma insatisfação surgida no relacionamento. Nesse sentido, procure implantar meios para permitir que o paciente possa se manifestar quanto às impressões ou experiências que teve.

Muitas vezes, pode estar apontando para falhas que precisam ser corrigidas na direção do aprimoramento dos trabalhos da clínica. Estimule e canalize esse feedback de modo a ser computado, avaliado e permitir a adoção de soluções efetivas.

Da mesma forma, dê uma resposta para o paciente. Mostre que a manifestação foi importante e que facilitou a implantação de melhorias.

Com essas dicas, fica bem mais fácil reduzir o absenteísmo em clínicas médicas e aprimorar o atendimento oferecido.

Gostou deste post? Então aproveite para compartilhar estas dicas com seus amigos nas redes sociais!

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