Você sabe a real importância da gestão financeira na clínica? Entenda mais!

Voltar para Blog

Compartilhar

Categoria: Blog

O adequado equilíbrio nas contas de qualquer negócio precisa ser garantido, ou não haverá continuidade nem mesmo do melhor projeto. Por essa razão, a importância da gestão financeira na clínica torna essa parte do trabalho essencial para o sucesso.

Considere que, para prestar o melhor serviço médico, assim como poder oferecer os melhores exames por meio de tecnologia moderna, é essencial manter as contas equilibradas. E, para isso, não importa o tamanho de sua clínica.

Continue neste post e entenda por que essa parte administrativa é tão central para o funcionamento do seu negócio!

O que é gestão financeira?

A gestão financeira constitui o elenco de medidas e procedimentos administrativos utilizados para controlar os recursos que entram e que saem da clínica. Envolve planejamento, análise dos fluxos internos e controle das atividades financeiras do negócio.

Seu objetivo é garantir que os resultados planejados consigam ser alcançados. Isso significa, no final das contas, gerar um lucro suficiente para a evolução do patrimônio constituído.

Desse modo, não se trata de tarefa que possa ser relegada ou realizada sem o devido cuidado. Na verdade, é essencial que seja bem conduzida, para a sobrevivência de qualquer estabelecimento médico.

Considere, portanto, que a realização de um gerenciamento financeiro eficiente deve ser precisa como um procedimento cirúrgico. Ao mesmo tempo, deve garantir que a clínica seja uma empresa saudável com as próprias contas equilibradas.

Qual a importância da gestão financeira na clínica?

Uma adequada gestão financeira da clínica médica permite, antes de tudo, ter controle sobre a movimentação de seus recursos. Isso significa que você sabe exatamente quanto entra e quanto sai do caixa.

Mas não basta saber. É preciso que as ocorrências sigam um planejamento financeiro, isto é, que os valores de entrada e saída estejam seguindo uma previsão anterior. Do mesmo modo, as possíveis variações nessas previsões também foram consideradas.

Assim, a importância da gestão financeira reside em sua própria atribuição: o planejamento, a análise dos resultados e o controle. Com isso, é possível promover ajustes nos planos iniciais para, por exemplo, atravessar um período difícil no movimento da clínica.

Em resumo: a gestão financeira impede que se comprometa a continuidade do estabelecimento médico. Assim, afastam-se os atrasos nos pagamentos de fornecedores ou a incapacidade de investimentos em atualizações, por exemplo.

Quais os seus benefícios?

Uma gestão financeira eficiente atualmente pode contar com todo o suporte da tecnologia. Assim, os softwares de gestão tornam o trabalho muito mais fácil e organizado, ampliando as facilidades que um bom gerenciamento dos recursos propicia.

Assim, entre os principais benefícios, pode ser destacado que a gestão financeira:

  • organiza o fluxo de recursos por receitas e despesas;
  • evita a dispersão de dados e informações;
  • facilita o registro, a consulta e a emissão de relatórios;
  • automatiza as operações financeiras;
  • reduz a incidência de erros;
  • permite a previsão e o acompanhamento dos resultados;
  • sinaliza a ocorrência de situações críticas com a emissão de alertas;
  • aumenta a segurança das informações;
  • impede a convivência de contas pessoais com aquelas da clínica.

Com isso, você agora já sabe da importância da gestão financeira na clínica e como ela pode alavancar os resultados para o sucesso dos negócios.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e esteja sempre informado sobre o que há de melhor para sua clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog
Open chat