Tutorial de marketing para oftalmologistas durante a pandemia do coronavírus

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Adotar as estratégias de marketing para oftalmologistas é uma das melhores alternativas para impulsionar o seu negócio ao mesmo tempo que todos os mercados enfrentam a pandemia do coronavírus.

Dos pequenos aos grandes negócios, os recentes desafios têm levado muitas empresas a rever o quadro de funcionários e até mesmo seu funcionamento, portanto, os empresários buscam maneiras de sobreviver e se reconstruir nesse cenário de crise.

Certos de que há muita esperança no horizonte, elaboramos esse tutorial de marketing para que o seu consultório se posicione nesse período.

Procure ficar calmo

Toda mudança gera desconforto, especialmente as abruptas, até que nos adaptemos a ela.

Os receios sobre os impactos do coronavírus em seu consultório oftalmológico são reais. Para algumas empresas, essa pandemia pode literalmente ser o fim, então, é preciso fazer algo a respeito – e rápido.

No entanto, o pânico pode ser um empecilho. Lembre-se: muitos negócios surgiram em meio a uma grande crise, outros ruíram.

Então, qual é o segredo para driblar o pessimismo? Estude, se prepare e aja.

Considere essa uma oportunidade única para diferenciar o seu negócio e confira algumas dicas de marketing para oftalmologistas.

Invista em seu marketing. É sério!

É comum que algumas empresas pensem em tirar o pé do acelerador do marketing quando há algum problema econômico, mas isso não é recomendado. Obviamente, a perda de receita não deve ser subestimada, mas há métodos incríveis para obter uma vantagem competitiva nos próximos meses.

Se não há recursos, você não precisa necessariamente monetizar o Google e o Facebook. Foque em estratégias que pode destacar seu consultório de oftalmologia da concorrência de forma orgânica como, por exemplo, as estratégias de SEO ou Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).

Vamos lá?

Tráfego pago X tráfego orgânico no marketing para oftalmologistas

Investir em marketing nem sempre precisa representar uma grande fatia dos seus recursos.

Há duas formas muito conhecidas no universo do marketing digital para levar o conteúdo do seu negócio até o seu público: os anúncios pagos e a busca orgânica. Ambos são capazes de gerar tráfego para as suas redes e, consequentemente, captar novos pacientes para sua clínica.

Em síntese, o tráfego de pesquisa orgânica vem de pessoas que encontram os conteúdos do seu consultório entre os resultados dos mecanismos de pesquisa, geralmente influenciados por uma boa otimização do SEO.

Em contrapartida, o tráfego pago é atribuído aos que clicam em um anúncio, pago para aparecer na parte superior dos resultados de pesquisa.

Para decidir a melhor estratégia, avalie objetivos, custo-benefício, urgência de resultados e recursos disponíveis para tal investimento.

Certifique-se de que está falando com as pessoas certas

O marketing para oftalmologistas não deve ser subestimado e, ainda assim, há quem duvide de sua eficácia – inclusive aqueles que já estão direcionando seus recursos para esse propósito. Para tratarmos desse assunto, responda a seguinte pergunta: você está falando com as pessoas certas?

Conhecer bem quem está recebendo os seus conteúdos é importante para que você saiba o que e como comunicar. Assim sendo, para elevar seu marketing ao próximo nível, é importante estabelecer qual é sua persona, ou seja, uma representação do seu cliente típico.

Contratar um especialista para executar essa tarefa é a melhor opção, como você bem sabe. Se, por outro lado, os recursos disponíveis não permitem esse investimento, aqui vai uma opção: analise todas as informações que você já obteve sobre os seus pacientes e trace um paralelo com os tratamentos que você oferece.

Quando tiver uma ideia mais clara sobre o seu cliente, crie seu perfil no gerador gratuito de personas da Rock Content incluindo todas as suas principais características e necessidades e use esse documento para guiar suas estratégias de marketing.

Adotar essa prática ajudará a impulsionar as suas decisões de comunicação daqui para frente.

Reveja e, se necessário, adapte seu orçamento de marketing

Diante do novo coronavírus, há ações que são até mesmo contraindicadas para dialogar agora com o seu público-alvo, portanto, o recomendado é que todas as intervenções sejam virtuais durante esse período.

Assim sendo, o marketing digital tem sido considerado a melhor opção e pode ser também a mais em conta.

Baseado na persona do seu consultório de oftalmologia, repense o que será falado ao seu público e como será feito.

Ter uma presença digital relevante é fundamental para o crescimento de qualquer mercado, especialmente para empresários que gerem um negócio em tempos de crise. Lembre-se: seja notado para ser lembrado.

Se você ressignificar o que tem acontecido, pode encontrar novas formas de posicionar seu empreendimento que poderão ser mantidas quando tudo se normalizar, como o cancelamento das consultas eletivas.

Compensando a queda na receita

Acreditar que do cancelamento das suas consultas pode sair algo incrível parece utópico, mas não é. Se a sua receita está enxugando nesse período, foque em gerar mais – ainda que a longo prazo. Nem sempre a correria do dia a dia permite uma adequada oxigenação no cérebro, mas agora isso pode acontecer e aprimorar a sua criatividade.

Confira algumas dicas para assumir um pouco do controle da crise:

  • Mostre que se importa: converse com os seus pacientes e saiba como a estrutura do seu consultório pode ser melhorada, bem como o seu atendimento.
  • Fique conectado: procure saber o estado ocular daqueles pacientes recorrentes e os oriente conforme as possibilidades.
  • Crie conteúdos exclusivos: como especialista, você tem propriedade para falar de assuntos relevantes para a sua persona. Aproveite para dar informações significativas e que coloquem seu empreendimento em evidência.
  • Faça novas parcerias: adote o uso da telemedicina e troque experiências com outros especialistas por meio do aparelho de última geração que capta imagens digitais da retina, o Nexy.
  • Expanda sua parceria: alcance uma nova audiência e, ocasionalmente, publique seu conteúdo em canais de parceiros. Conhecida como guest post, nessa estratégia você escreve como convidado para outro portal.

Comente se você quer ainda mais dicas de marketing para oftalmologistas para blindar os efeitos do coronavírus.

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