Como precificar os serviços da sua clínica?

Voltar para Blog

Compartilhar

Categoria: Blog

Empreender é um desejo muito comum de boa parte dos profissionais de saúde, sobretudo por conta da possibilidade de independência financeira e do excelente potencial de lucratividade que isso pode trazer. No entanto, saber como precificar serviços da clínica é sempre um tremendo desafio nesse mercado.

Embora tomar essa decisão não seja algo propriamente simples, o fato é que, com um pouco mais de conhecimento sobre o segmento e uma observação atenta para os próprios objetivos, é perfeitamente possível chegar a um consenso. Continue a leitura e saiba como fazer isso!

Avalie os seus custos

O primeiro passo para quem deseja saber como precificar serviços da clínica é conhecer ao certo quais são os seus custos, afinal, é impossível manter qualquer tipo de empreendimento sem ter lucros no final do mês, não é verdade?

Dentro dessa realidade, é preciso colocar “na ponta do lápis” as suas despesas operacionais.

Ainda que isso possa ser desafiador em um negócio ainda incipiente, comece considerando o valor do aluguel, do condomínio e uma média de água, energia e plano de telefonia.

O mesmo vale para encargos de funcionários e gastos com materiais e equipamento. Com essa soma em mãos, você pode partir para a etapa seguinte.

Monitore os concorrentes

O passo seguinte de como precificar os serviços da sua clínica é monitorar os concorrentes, pois eles darão uma boa ideia de quanto você pode cobrar pelos seus serviços.

Essa também é uma forma de equilibrar os seus custos operacionais, comparando os gastos fixos e variáveis com outros negócios que o seu ramo têm praticado.

Em linhas gerais, isso permite compreender melhor o contexto no qual o seu empreendimento está inserido.

Tenha em mente que, ao mesmo tempo que sua experiência traz garantias de qualidade, profissionais em início de carreira tendem a cobrar menos, por não serem tão reconhecidos pelos pacientes. Busque o equilíbrio.

Invista em credibilidade

Investir na sua credibilidade é outro fator que ajuda a saber como você pode precificar os serviços da sua clínica.

Esse é um momento no qual atrair clientes e construir um nome no mercado é essencial e, para isso, é provável que você possa ter que reduzir as suas margens de lucro para oferecer um preço competitivo.

Essa estratégia também pode acabar sendo uma importante ferramenta de marketing, se levarmos em conta a questão do movimento. Uma boa ideia é usar a internet a seu favor e criar perfis profissionais nas principais mídias digitais ou apostar em um blog para compartilhar conteúdos úteis em sua especialidade.

Balanceie a sua lucratividade

Por fim, com os dados dos passos anteriores em mãos, chega o momento em que você deve, obrigatoriamente, balancear a sua lucratividade.

Você pode, por exemplo, fechar parcerias, trabalhar com planos de saúde ou variar as porcentagens que você ganha de acordo com os procedimentos realizados.

Dessa maneira, você consegue fazer com que os seus preços fiquem mais atrativos, o que ajuda a trazer novos pacientes e a movimentar o negócio, possibilitando que você reavalie essas escolhas quando tiver um público cativo e mais renome no mercado local.

E agora, entendeu como precificar os serviços da sua clínica? Gostou do conteúdo? Então confira também nosso artigo sobre como reduzir os custos da sua clínica de oftalmologia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog
Open chat