OCT: a tomografia de coerência óptica promove mais eficiência e receita

Voltar para Blog

Compartilhar

Categoria: Blog

A tomografia de coerência óptica (OCT) é uma nova maneira de olhar para o tecido in vivo, com aplicações generalizadas em prol da saúde ocular que mudaram radicalmente a forma como a retina é avaliada e tornou o retorno sobre o investimento ainda mais eficiente.

Considerada uma espécie de biópsia virtual, essa tecnologia é semelhante ao ultrassom. Medidor do atraso de tempo e da intensidade de luz refletida, o OCT permite a exibição de imagens em corte transversal da mácula, imagens topográficas do nervo óptico e medições da espessura da camada de fibras nervosas da retina.

Incrível, não é? Mas você sabe quando e por que investir em um OCT? Continue lendo este artigo para ficar por dentro do tema que segue revolucionando os atendimentos de consultórios oftalmológicos em todo o mundo

OCT

Em suma, a tomografia de coerência óptica não é invasiva e atua como uma importante aliada no diagnóstico e controle de diversas doenças retinais.

Veloz, as varreduras de alta e baixa resolução ocorrem em questão de segundos e, quando combinado ao histórico familiar e outros testes, como tecnologia de duplicação de frequência, perimetria automática de comprimento de onda curto ou paquimetria, o OCT ajuda a determinar quais pacientes podem precisar de tratamento mais cedo ou mais tarde em decorrência do glaucoma.

É possível, dentre outras finalidades, medir a espessura da retina em condições como edema macular diabético, doença venosa oclusiva da retina e até degeneração macular. Em casos de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), por exemplo, a tomografia de coerência óptica pode detectar fluido sub-retiniano e diferenciá-lo do aumento da espessura retiniana.

Bom para os pacientes, ótimo para a receita do seu consultório

Capaz de capturar imagens do segmento posterior ocular e, portanto, indicado para o diagnóstico de patologias como a Retinopatia Diabética e o Edema Macular, por exemplo, o OCT é uma varredura realizada em poucos minutos, que confere excelentes dados básicos para o diagnóstico da saúde ocular e eficiência para a prática médica.

Indicado até mesmo para pacientes sem sintomas de doença, mas com histórico familiar de doença ocular, o OCT resulta em um fluxo de receita adicional para a oftalmologia, sobretudo quando o paciente compreende os benefícios do exame.

Vale destacar que o campo de atuação é vasto. Assim sendo, o investimento em um OCT pode gerar verdadeiros lucros rapidamente, sobretudo se você adotar a estratégia certa para implementar o uso dessa tecnologia em seu negócio.

Recentemente, uma pesquisa do Ibope, encomendada pela Bayer, mostrou que 54% dos participantes portadores de diabetes nunca ouviram falar na retinopatia diabética, a principal causa de cegueira em pessoas com idade entre 20 e 74 anos, de acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes).

Como consequência de uma condição não diagnosticada e tratada, a doença pode atingir a área central da retina e provocar o edema macular diabético.

Se você levar em consideração o universo existente de potenciais diagnósticos, não terá dúvidas de que a tomografia de coerência óptica é a solução mais rentável para o seu consultório, mas também o melhor custo-benefício para o seu paciente.

Lembre-se que você deve investir em equipamentos capazes de promover os melhores cuidados para o seu paciente, a fim de que isso seja convertido em ganhos financeiros, credibilidade e crescimento para o seu consultório.

Os principais consultórios oftalmológicos usam OCT. Por que você deveria usar também?

A Moptim é uma empresa inovadora de tecnologia médica global e sua ampla variedade de produtos está presente em todo o mundo.

Responsável pelo desenvolvimento do extraordinário Mocean 4000, seus equipamentos são divididos em:

  • Diagnóstico (OCT / OCTA, Biômetro, Tonômetro);
  • Refração (Refratômetro Portátil, Testador de Acuidade Visual Digital);
  • Cirúrgico (Microscópios Operacionais).

Aclamado entre os principais consultórios oftalmológicos do mundo, o Mocean 4000 é um SLO-OCT e OCTA com VASCAN ADVANCE.

O equipamento possui 80.000 A-Scans por segundo, um dos maiores do mercado, e tem como função a captura de imagens em tempo real, assim como a capacidade de avaliar a retina, o nervo óptico e o segmento anterior.

A partir da tomografia de coerência óptica, o oftalmologista obtém imagens instantâneas do olho, seja subsuperfície, ou forma e estrutura, que são fundamentais para um diagnóstico preciso. Outra vantagem – tanto para o médico quanto para o paciente, conforme destacado no item acima, é que a realização desse exame é rápida.

Isso quer dizer que é possível realizar mais diagnósticos em menos tempo, sem perder a qualidade do seu trabalho, e, ao mesmo tempo, reaver o capital investido mais rapidamente, a partir do uso deste equipamento de alta performance.

O OCT também caiu na graça dos oftalmologistas por ser um equipamento compacto, que demanda pouco espaço em qualquer sala de diagnóstico. Ele pode ser facilmente transferido de uma sala para a outra, tornando-o versátil além da esfera dos exames e diagnósticos.

Por que a vantagem do OCT vai além do retorno sobre as receitas

A tomografia de coerência óptica é um dos principais avanços nos cuidados com a saúde ocular nas últimas décadas.

No ponto de vista financeiro, as oportunidades do mercado e as vantagens do próprio equipamento evidenciam que o investimento é indiscutivelmente a melhor solução para o seu consultório. Ainda assim, a definição de retorno sobre o investimento vai além das receitas.

O OCT otimiza a capacidade de um consultório oftalmológico crescer a longo prazo, conforme aprimora as técnicas e os dados que vão embasar os diagnósticos. É importante ressaltar a importância de um diagnóstico preciso, já que está ligado ao sucesso de uma intervenção.

Conclui-se que essa tecnologia, que é fornecida com exclusividade no Brasil pela Optivision, oferece um valor real, não apenas no reembolso em forma de receitas, mas pelas informações que serão fundamentais para o tratamento de uma alteração ocular.

Ademais, a tomografia pode ser um poderoso instrumento para ampliar o conhecimento de um paciente que, assim, passará a entender o que está em jogo e reconhecer a necessidade de um OCT, já que as imagens desses equipamentos são intuitivas e, desse modo, a maioria dos pacientes entenderá o que está acontecendo.

A hora de investir em um OCT é agora mesmo. Entre em contato conosco para saber mais sobre o Mocean 4000 e descubra como agregar essa incrível tecnologia ao seu consultório oftalmológico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog
Open chat