O avanço tecnológico da ecografia ocular e as vantagens do Compact Touch e AVISO

Voltar para Blog

Compartilhar

Categoria: Blog

O ultrassom é uma das modalidades de captura de imagem mais antigas, mas os avanços tecnológicos ampliaram as vantagens da ecografia e possibilitaram uma atuação mais precisa e eficaz no diagnóstico e tratamento das principais patologias que causam a cegueira.

Embora essa técnica tenha tido ampla aceitação em outros campos da medicina, o uso geral nos consultórios oftalmológicos andava sendo um tanto quanto limitado. Agora, contudo, os avanços recentes em matrizes ultrassônicas podem ser uma ferramenta poderosa na avaliação de patologia oftálmica.

É aí que entra a ecografia ocular da Quantel Medical, já que graças à sua expertise no desenvolvimento e fabricação de sondas e equipamentos, confere aos oftalmologistas uma tecnologia de ponta.

Leia também: AUMENTAR NÚMERO DE CONSULTAS COM EQUIPAMENTOS DE PONTA? ENTENDA!

Neste artigo você vai descobrir os benefícios desse sistema que capta imagens rápidas com ainda mais detalhes, mede as estruturas oculares, mesmo na presença de meios opacos e muito mais. Acompanhe!

Quantel Medical

Líder mundial em equipamentos oftalmológicos e presente em mais de 110 países, a Quantel Medical desenvolve, fabrica e comercializa soluções inovadoras de laser médico e ultrassom há quase 30 anos, desde 1993.

Seu principal campo de atuação é o diagnóstico e tratamento das quatro principais causas da cegueira: catarata, glaucoma, retinopatia diabética e a degeneração macular, mas também a síndrome do olho seco, condição que afeta entre 10% a 30% da população em todo o mundo.

Em 2018, a Quantel Medical desenvolveu uma nova linha de ultrassom, o Point of Care. Esses ecógrafos foram desenvolvidos para atender as mais recentes necessidades de imagem e reforçou a liderança da Quantel Medical no mercado oftalmológico.

 

  • Compact Touch

 

Integrado a uma nova geração de sonda B de 15 MHz, o New Compact Touch redefine o padrão em imagens com a sua resolução aumentada em 30%.

Esse ecógrafo permite uma melhor visualização e varredura das estruturas do olho e da órbita, aumentando a probabilidade de um melhor diagnóstico que, posteriormente, refletirá em um melhor tratamento e na satisfação do seu paciente.

O Compact Touch conta com a tecnologia exclusiva de biometria em modo-B que permite medir automaticamente o comprimento axial da imagem, técnica essencial principalmente para pacientes míopes associados à estafiloma.

Design e tecnologia

Pequeno no tamanho, a sonda desse equipamento facilita o manuseio e aplicação. Além disso, a interface DICOM do Compact Touch possibilita a importação (função de lista de trabalho) e a exportação (função de armazenamento) das imagens e relatórios dos pacientes para o PACS.

Elegante e ergonômico, o New Compact Touch pesa menos do que 4 kg, o que o torna adequado para todos os ambientes, até mesmo os mais compactos, além de ser fácil transportá-lo graças à sua alça dobrável e reclinável.

Outra vantagem desse equipamento é que seu sistema de fixação VESA permite a montagem em uma parede, em um braço articulado ou até mesmo em um carrinho móvel, o que aumenta ainda mais a ergonomia para o oftalmologista, como também para o paciente. Embora mais robusto, esse ecógrafo da Quantel Medical não possui ventoinha, o que o torna tão silencioso quanto um tablet.

Como falamos no começo deste artigo, a ultrassonografia demandou algumas melhorias para atender as demandas contemporâneas oftálmicas, e o New Compact Touch dispõe da tecnologia patenteada A-scan Probeam ™, uma exclusividade da Quantel Medical. É um equipamento 3 em 1 (A/B Scan e paquimetria).

 

  • AVISO

 

Especialista em soluções inovadoras, a Quantel Medical também desenvolveu o AVISO, um dos grandes protagonistas do mercado de ecografia oftalmológica graças à sua excelente capacidade de gerar imagens em alta qualidade para o diagnóstico do pólo posterior e segmento anterior dos olhos.

Com uma interface amigável, essa tecnologia se conecta facilmente à rede EMR ou DICOM e conta ainda com uma vasta gama de sondas para atender às necessidades do médico oftalmologista, desde as convencionais de 10 e 20 MHz, até sondas de segmento anterior e posterior de alta frequência e cobre todas as necessidades de diagnóstico.

Os exames são rápidos e práticos com o software desse ecógrafo que possui um diagrama de olho para fácil rotulagem da sonda, ferramentas de pós-processamento de imagem de alto desempenho, como calibradores de medição, área e marcadores para quantificação precisa, painel de controle simplificado e ainda um sistema de gravação automática de vídeo.

  • Sonda B 10 MHz: promove leituras biométricas automáticas, permitindo medições de comprimento axial para olhos longos difíceis de medir ou estafiloma posterior.
  • Sonda B 20 MHz: imagens do pólo posterior e periferia da retina de alta resolução.
  • Sonda de biometria: medição de comprimento axial com reconhecimento de padrão integrado, cálculo automático de desvio padrão e comprimento total médio.
  • Sonda de biometria com ponteiro laser ProBeam: sonda com laser integrado para garantir a aquisição no eixo visual.
  • Sonda Lin 25 MHz: tecnologia linear projetada para imagens da câmara anterior e especialistas em catarata.
  • Sonda Lin 50 MHz: revela o que você não pode ver apenas com OCT em estruturas atrás da íris, como corpos ciliares e as zônulas do cristalino.

Os ecógrafos de ponta da Quantel Medical

Uma das tecnologias mais comuns e reconhecidas na medicina moderna é a ultrassonografia. O uso dos ecógrafos na oftalmologia permite a avaliação de lesões oculares traumáticas, mas também a avaliação da presença e localização de um corpo estranho intraocular.

Além disso, pode-se usar essa tecnologia para avaliar a presença de tumores intraoculares, incluindo pequenos tumores que ainda não causaram distorção visual, como também é possível avaliar o descolamento de retina e doenças vasculares.

Leia também: EASYRET: AS VANTAGENS DO MULTISPOT E SUBLIMINAL PARA TRATAMENTOS DA RETINA

Nota-se, portanto, que esses equipamentos são versáteis diante de tantas aplicações possíveis da ecografia para avaliação ocular, o que também pode incluir a avaliação ambulatorial clínica de rotina.

Essas e outras vantagens podem otimizar o seu espaço, mas também ampliar o seu campo de atuação oftálmico e, portanto, expandir o seu nicho e, consequentemente, aumentar a receita do seu negócio.

A ótima notícia é que é muito fácil incorporar essas tecnologias de ponta ao seu consultório: entre em contato conosco e saiba mais sobre o Compact Touch e o AVISO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog
Open chat