O adequado equilíbrio nas contas de qualquer negócio precisa ser garantido, ou não haverá continuidade nem mesmo do melhor projeto. Por essa razão, a importância da gestão financeira na clínica torna essa parte do trabalho essencial para o sucesso.
Considere que, para prestar o melhor serviço médico, assim como poder oferecer os melhores exames por meio de tecnologia moderna, é essencial manter as contas equilibradas. E, para isso, não importa o tamanho de sua clínica.
Continue neste post e entenda por que essa parte administrativa é tão central para o funcionamento do seu negócio!
O que é gestão financeira?
A gestão financeira constitui o elenco de medidas e procedimentos administrativos utilizados para controlar os recursos que entram e que saem da clínica. Envolve planejamento, análise dos fluxos internos e controle das atividades financeiras do negócio.
Seu objetivo é garantir que os resultados planejados consigam ser alcançados. Isso significa, no final das contas, gerar um lucro suficiente para a evolução do patrimônio constituído.
Desse modo, não se trata de tarefa que possa ser relegada ou realizada sem o devido cuidado. Na verdade, é essencial que seja bem conduzida, para a sobrevivência de qualquer estabelecimento médico.
Considere, portanto, que a realização de um gerenciamento financeiro eficiente deve ser precisa como um procedimento cirúrgico. Ao mesmo tempo, deve garantir que a clínica seja uma empresa saudável com as próprias contas equilibradas.
Qual a importância da gestão financeira na clínica?
Uma adequada gestão financeira da clínica médica permite, antes de tudo, ter controle sobre a movimentação de seus recursos. Isso significa que você sabe exatamente quanto entra e quanto sai do caixa.
Mas não basta saber. É preciso que as ocorrências sigam um planejamento financeiro, isto é, que os valores de entrada e saída estejam seguindo uma previsão anterior. Do mesmo modo, as possíveis variações nessas previsões também foram consideradas.
Assim, a importância da gestão financeira reside em sua própria atribuição: o planejamento, a análise dos resultados e o controle. Com isso, é possível promover ajustes nos planos iniciais para, por exemplo, atravessar um período difícil no movimento da clínica.
Em resumo: a gestão financeira impede que se comprometa a continuidade do estabelecimento médico. Assim, afastam-se os atrasos nos pagamentos de fornecedores ou a incapacidade de investimentos em atualizações, por exemplo.
Quais os seus benefícios?
Uma gestão financeira eficiente atualmente pode contar com todo o suporte da tecnologia. Assim, os softwares de gestão tornam o trabalho muito mais fácil e organizado, ampliando as facilidades que um bom gerenciamento dos recursos propicia.
Assim, entre os principais benefícios, pode ser destacado que a gestão financeira:
- organiza o fluxo de recursos por receitas e despesas;
- evita a dispersão de dados e informações;
- facilita o registro, a consulta e a emissão de relatórios;
- automatiza as operações financeiras;
- reduz a incidência de erros;
- permite a previsão e o acompanhamento dos resultados;
- sinaliza a ocorrência de situações críticas com a emissão de alertas;
- aumenta a segurança das informações;
- impede a convivência de contas pessoais com aquelas da clínica.
Com isso, você agora já sabe da importância da gestão financeira na clínica e como ela pode alavancar os resultados para o sucesso dos negócios.
Gostou do post? Assine nossa newsletter e esteja sempre informado sobre o que há de melhor para sua clínica.
Deixe uma resposta