Como fazer um planejamento estratégico para consultório de oftalmologia?

Voltar para Blog

Compartilhar

Categoria: Blog

Para atender às expectativas do mercado e manter um consultório rentável, é preciso que os gestores tracem estratégias gerenciais eficientes, como o planejamento estratégico. Esse método envolve organização, programação e execução de atividades e tem como objetivo a sustentabilidade da empresa para mantê-la em condições competitivas.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas em relação ao assunto no setor de saúde. Por isso, mostraremos neste artigo como é feito um planejamento estratégico especificamente para um consultório de oftalmologia. Acompanhe e saiba mais!

O que é um planejamento estratégico e para que serve?

Trata-se de uma ferramenta essencial para a boa gestão de um negócio, já que organiza e define a meta a ser alcançada pela empresa em um determinado período, com o intuito de potencializar oportunidades e corrigir deficiências.

Planejar de forma estratégica implica identificar detalhadamente os recursos disponíveis, reconhecer as possibilidades, antecipar as tendências e conhecer a concorrência, entre outras ações direcionadas aos objetivos da empresa.

O método visa auxiliar o gestor a lidar com as demandas em longo prazo, proporcionando mais clareza na condução das atividades. Quando se trata de um consultório de oftalmologia, em particular, contribui para a melhoria da qualidade dos serviços, atendendo às necessidades dos pacientes e, consequentemente, aumentando a produtividade e reduzindo os custos.

Como implementar em um consultório de oftalmologia?

O planejamento estratégico de um consultório de oftalmologia deve ser executado minuciosamente. É preciso levar em consideração todas as particularidades desse segmento, relacionando custos e procedimentos que garantem a saúde e o bem-estar dos pacientes. Listamos, a seguir, algumas etapas. Confira!

Defina as diretrizes organizacionais

Este é o primeiro passo para elaborar um planejamento estratégico e consiste na definição do papel dos colaboradores e na contribuição dos setores dentro da instituição.

Missão, visão e valores são definidos, respectivamente, como o principal objetivo do empreendimento, a meta que se deve cumprir em um período determinado e os princípios éticos e morais que norteiam o negócio.

Analise o ambiente interno e externo

A análise do ambiente interno e externo é imprescindível para garantir resultados satisfatórios. Por meio dela, é possível identificar fatores que representam pontos fortes e fracos do consultório, desde a sua estrutura física até situação econômica nacional.

Crie uma matriz SWOT

A matriz SWOT — ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), em português, — é uma ferramenta para avaliar o perfil no que se refere aos serviços da clínica à sua posição frente à concorrência, por meio do cruzamento da análise interna e externa.

  • Forças: estão relacionadas aos serviços clínicos inovadores, que geram produtividade ou aumento da rentabilidade.
  • Oportunidades: são vistas como possibilidade de inserção de novos serviços ou melhorias.
  • Fraquezas: são os pontos que precisam ser reformulados ou aprimorados para conquistar a fidelidade do público.
  • Ameaças: são situações vistas na concorrência que comprometem o funcionamento do negócio e que devem ser avaliadas para diminuir a influência.

Após o diagnóstico você poderá traçar estratégias de melhoria, potencializar oportunidades, corrigir fraquezas e prevenir ameaças.

Organize os planos de ação

Implantar um plano de ação é a última etapa de um planejamento estratégico, possibilitando a melhoria dos processos dentro da empresa. Para isso, é preciso identificar os recursos físicos, financeiros e humanos necessários para a realização dos procedimentos previamente definidos.

Para que você inicie o ano de 2019 com organização e serviços de qualidade, é extremamente importante reorganizar o seu consultório por meio de um planejamento estratégico bem elaborado, que pode ser implementado pouco a pouco.

Agora que você já sabe como fazer um planejamento estratégico para consultório de oftalmologia, conheça outros conteúdos como este. Curta a nossa página no Facebook e acompanhe as atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog
Open chat