COVID 19: Sintomas oculares nos pacientes!

Voltar para Blog

Compartilhar

Categoria: Blog, Dicas, Notícias, saúde

A cada dia, semana, mês que passa a Covid-19 nos surpreende com algum sintoma que em muitos casos ainda são difíceis de identificar. Até então sabíamos dos sintomas como tosse, febre, fadiga, dor de garganta, obstrução nasal, cefaleia, falta de ar, diarreia e vômitos. Os sintomas oculares foram reportados com o passar do tempo como, olho seco, sensação de corpo estranho, prurido ocular, embaçamento visual, conjuntivite, quemose e fotofobia. Agora após os estudos recentes saiba quais os novos sintomas oculares em pacientes.

ESTUDOS RECENTES:

O estudo apresentado em janeiro desse ano na Journal of Ophthalmic & Vision Research, mostrou que aproximadamente um em cada dez pacientes com Covid-19 incluídos no estudo tiveram pelo menos uma manifestação ocular. Dentre elas foram destacadas: olho seco e sensação de corpo estranho (16%), hiperemia ocular (13.3%), dor ocular (9.6%), secreção (8.8%). A doença ocular mais prevalente foi a conjuntivite (88,8%). Outras condições mais raras como a ceratite (2,2%), episclerite (2,2%), ceratoconjuntivite (2,2%), hordéolo (2,2%), pingueculite (1,1%), neuropatia óptica isquêmica posterior (1.1%) também foram reportados.

OLHO SECO

Já se sabe que as manifestações não são frequentes, mas que nos servem de alerta para ficar em observação. O Olho seco por exemplo pode ter uma maior frequência, não pela doença em si, mas pelo uso constante de máscaras, e portanto, em pessoas já com sintomas pode agravar o quadro.

Olho Seco

ALERTE O SEU PACIENTE E TAMBÉM SE CUIDE!

Enquanto ainda vivemos a pandemia é importante considerar sintomas oculares ou conjuntivite como um potencial diagnóstico para a Covid-19.

A sua incidência pode ocorrer em até horas antes do início dos principais sintomas da doença. Neste caso, é melhor encaminhá-lo para a realização dos testes/ exames, para se ter o diagnóstico mais preciso.

Alertamos ainda para que todos os profissionais da oftalmologia, redobrem os cuidados, por estarem em risco de se infectar pelo constante contato com os pacientes que apresentam sintomas oculares.

SOBRE A OPTIVISION:

Conheça a nossa linha de equipamentos exclusiva da Optivision Brasil, estamos há 20 anos no mercado oftalmológico fazendo história, gerando confiança e criando soluções para expandir a sua clínica. Veja o site oficial e entre em contato conosco para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog
Open chat