Manutenção de equipamentos oftalmológicos: como e quando fazer?

Voltar para Blog

Compartilhar

Categoria: Blog

A manutenção dos equipamentos oftalmológicos é fundamental para garantir o funcionamento adequado dos aparelhos, contribuindo para a qualidade de atendimento e sucesso do trabalho do profissional.

Além disso, evita falhas inesperadas, imprevistos e transtornos na rotina do oftalmologista, o que permite o monitoramento com precisão da saúde ocular dos paciente e auxilia o profissional desde a consulta periódica até uma mesa de cirurgia.

Quer saber mais detalhes sobre a manutenção de equipamentos oftálmicos? Continue a leitura do nosso artigo para saber como realizá-la e evitar gastos inesperados no seu consultório!

Qual a importância de realizar manutenção preventiva dos equipamentos oftalmológicos?

Quando um equipamento oftalmológico falha, prejudica a qualidade do atendimento, gera um diagnóstico ou laudo impreciso e também pode causar insatisfação do paciente, bem como um marketing negativo para sua clínica.

Além disso, um defeito não esperado em um equipamento importante para o dia a dia do médico oftalmologista vai gerar gastos maiores do que foi previsto no orçamento.

Outro grande problema é que, dependendo do aparelho, suas consultas agendadas possivelmente deverão ser canceladas ou remarcadas devido à falta dos recursos, aumentando ainda mais o prejuízo e a insatisfação dos pacientes.

Após essa discussão concluímos que uma clínica bem gerenciada deve realizar a manutenção preventiva de todos os equipamentos oftalmológicos. Ela deve ser considerada um investimento, pois garantirá o bom funcionamento das máquinas, a qualidade do atendimento e evitará situações desagradáveis.

Fazer checagens preventivas auxilia a identificar peças gastas, que devem ser trocadas para impedir o desgaste excessivo e falhas durante as consultas.

Quais fatores devo avaliar para saber a hora de realizar a manutenção?

Veja a seguir algumas ações simples e importantes para identificar quando deve ser realizada a manutenção dos seus equipamentos oftalmológicos!

Verifique o desempenho e a parte elétrica

A maior parte dos equipamentos é alimentada por eletricidade ou por alguma fonte de energia interna. Devemos ficar sempre atentos aos possíveis defeitos e vazamentos de corrente elétrica dos equipamentos, para garantir a segurança dos pacientes e do médico. Para isso, a vistoria dos cabos, plugs e conectores deve ser sempre verificada e testada.

Faça uma inspeção geral do equipamento

Realizar uma inspeção geral do aparelho oftalmológico é uma ação simples e que pode ser realizada pelo próprio médico ou um auxiliar que conheça o equipamento. Basta verificar detalhadamente o equipamento e seu funcionamento para detectar possíveis falhas ou o funcionamento inadequado de alguma função.

Substitua as peças com vida útil vencida

É fundamental que o profissional ou auxiliar que manuseia o aparelho tenha conhecimento sobre as peças do equipamento, ou que a própria empresa que faz a manutenção avise sobre os prazos para a troca de itens que estão desgastados. É preferível investir na substituição e prevenção, do que enfrentar situações de falhas e consertos mais caros.

Como escolher uma empresa de confiança?

Por fim, contar com uma empresa especializada e capacitada na manutenção de equipamentos oftalmológicos é fundamental para garantir o bom funcionamento e durabilidade dos seus aparelhos.

Algumas características devem ser avaliadas na escolha da empresa. Veja:

  • estrutura ampla;
  • assistência técnica qualificada;
  • experiência no mercado;
  • avaliação positiva de outros clientes;
  • confiabilidade e segurança;
  • garantia dos serviços prestados;
  • disponibilidade e rapidez nos atendimentos.

A Optivision é uma empresa consolidada no mercado há 19 anos, que atende clínicas e médicos oftalmologistas de todo o Brasil. Ela atua na comercialização dos mais qualificados equipamentos oftalmológicos do mundo, oferecendo oportunidade de crescimento e visibilidade para sua clínica.

A manutenção de equipamentos oftalmológicos realizada de forma preventiva tem por objetivo prever possíveis falhas ou defeitos e solucioná-los antes mesmo de se tornarem um problema, prolongando sua durabilidade. Além disso, evitam situações de constrangimento que podem prejudicar a qualidade do atendimento e a imagem da clínica.

Esse texto foi relevante para você? Entre em contato conosco e saiba como ampliar sua clínica com a melhor tecnologia disponível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog
Open chat