Entenda a importância da tecnologia no diagnóstico na oftalmologia

Voltar para Blog

Compartilhar

Categoria: Blog

É cada vez mais difícil pensar em saúde e não associá-la à tecnologia, não é mesmo? Afinal, hoje os seus avanços proporcionam benefícios para médicos, clínicas, consultórios e, principalmente, pacientes.

Na verdade, a assistência médica como um todo é auxiliada por softwares, equipamentos de ponta e dispositivos específicos para tratamento.

Neste artigo, você vai entender melhor a relação entre tecnologia e diagnóstico na área da oftalmologia. Como esses equipamentos têm contribuído para a jornada do paciente? Quais são as consequências disso? Continue a leitura para esclarecer essas e outras dúvidas.

A presença dos avanços tecnológicos na medicina

Você já sabe que todas as partes envolvidas na prestação de serviços em saúde utilizam a tecnologia no dia a dia. A gestão de uma clínica, por exemplo, tem como grandes aliados os software de gerenciamento.

Já os médicos podem usar essas soluções para solicitar exames complementares que auxiliam o diagnóstico, a classificação e o tratamento de determinada doença. Os benefícios da tecnologia não param aí, visto que dispositivos como os wearables também podem fazer parte desse acompanhamento.

Os exemplos acima retratam apenas algumas situações nas quais podemos ver o uso da tecnologia na área da saúde. Agora, veremos como isso ocorre especificamente na oftalmologia. Acompanhe!

O impacto da tecnologia e diagnóstico na oftalmologia

O diagnóstico e o planejamento de condutas são diretamente beneficiados por equipamentos específicos para essa especialidade, como a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a ultrassonografia — métodos muito eficientes para análise do humor vítreo e topografia da córnea, por exemplo.

Também podemos citar a campimetria computadorizada, que veio para substituir o exame até então realizado apenas de forma clínica, que era prejudicado pela subjetividade do analisador.

Além desses equipamentos, que já são implementados, ainda há pesquisas e novos métodos em desenvolvimento bem promissores para o futuro. O Netra, por exemplo, é um dispositivo acoplado a um smartphone que é capaz de diagnosticar miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Os benefícios da tecnologia para os pacientes

A principal vantagem da tecnologia associada à oftalmologia é a precisão no diagnóstico das doenças, possibilitando uma tomada de decisões mais certeira para determinar o tratamento mais adequado e, consequentemente, melhores resultados.

Não podemos deixar de citar ainda o acompanhamento remoto — um benefício para toda a área médica, principalmente por estreitar a relação médico-paciente. Ao receber os dados vitais por um determinado software, por exemplo, o profissional não precisa esperar uma consulta para analisar a evolução de um quadro. Além disso, a comunicação facilitada permite maiores esclarecimentos de forma não presencial, otimizando o tempo de consultas.

Por fim, é importante ressaltar: mais fundamental do que investir em equipamentos para diagnóstico é mantê-los em bom funcionamento, calibrados e sem disfunções. Dessa forma, a assistência prestada consegue relacionar tecnologia e diagnóstico de modo que o grande beneficiário final seja, de fato, o paciente e a sua saúde.

Se este artigo foi útil para você, assine nossa newsletter e receba outros conteúdos sobre o assunto em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog
Open chat