Você já sofreu com a falta contínua de desmarcação de consultas no seu consultório?! As vezes acontece com tanta frequência que nem sabemos o porquê de tantas desmarcações, não é mesmo?! Por isso hoje separamos 4 dicas para minimizar faltas nas consultas agendadas!
Aprender como minimizar faltas nas consultas agendadas é um dos maiores desafios na gestão de clínicas médicas. Afinal, quando um paciente marca uma consulta e não comparece, o estabelecimento deixa de ganhar dinheiro. Então pegue caneta e papel e anote essas dicas!
Aposente as agendas de papel!
O uso de agendas manuais já não é mais tão utilizado! Com a tecnologia ao nosso favor como softwares que oferecem agendamento virtual.
A agenda convencional por exemplo pode ocorrer vários erros, como por exemplo se a sua secretária estiver muito atarefada, ela pode acabar esquecendo de apagar a consulta desmarcada da agenda e por este motivo, tirando a vaga que poderia ser destinada para outra pessoa.
Ao usar um sistema de gestão, no mesmo momento em que conversa com o paciente por telefone, a secretária pode desmarcar o agendamento de uma maneira mais ágil, e já liberar o horário. Além disso, o sistema de agenda online funciona de forma integrada, podendo ser acessada também pelo médico, que estará sempre por dentro de todas as modificações nos horários das consultas.
Faça uso de ferramentas digitais para fortalecer a relação com o seu paciente!
Segundo o estudo realizado pelo IBGE, 94.2% dos brasileiros usam a internet para a comunicação diária, isto significa que o brasileiro está sempre conectado. Por este motivo, vale integrar o seu consultório com outras formas de se comunicar com seu paciente à sua estratégia. E-mail, WhatsApp e até mesmo as redes sociais são excelentes opções para entrar em contato com seu público.
Sempre mande mensagens de confirmações da consulta com 1 dia de antecedência!
Vale lembrar que não adianta enviar mensagem para o paciente em cima da hora, poucas horas antes da consulta. O ideal sempre é mandar a mensagem pelo menos 24 h de antecência.
A mensagem ainda pode ser personalizada com uma perguntando perguntando se a consulta está confirmada ou não
Invista em Política de Cancelamento!
Se as faltas/ desmarcações estiverem acontecendo com antecedência, vale a pena implantar a Política de Cancelamento em seu consultório.
Há casos que realmente acontecem imprevistos mas também há os casos em que o paciente falta à consulta ou cancela por desrespeito. Portanto como já sabemos, isso prejudica muito a organização da clínica, o fluxo de atendimento e os ganhos financeiros do consultório.
Por este motivo, uma boa dica é elaborar uma política de cancelamento para inibir esse tipo de comportamento desrespeitoso por parte do cliente. Como estabelecer um período mínimo de 24 horas de aviso prévio de cancelamento da consulta. Caso contrário, uma porcentagem da consulta poderá ser cobrado como uma espécie de “multa”.
4 dicas para minimizar faltas nas consultas agendadas!
O que acharam das dicas para minimizar as faltas nas agendas?! Se você já conseguir pelo menos alguma dessas dicas já verá uma grande diferença. Por que não começando mudar a rotina do agendamento, hoje mesmo?! Conheça a nossa linha de equipamentos exclusiva da Optivision Brasil, estamos há 20 anos no mercado oftalmológico fazendo história, gerando confiança e criando soluções para expandir a sua clínica. Veja o site oficial e entre em contato conosco para mais informações
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