fbpx

Glaucoma: Como diagnosticar? Saiba tudo sobre o tonômetro de aplanação

Back to Blog

Share this post

Category: Blog

Da mesma maneira que ocorre em quase todas as doenças que afetam o organismo humano, as patologias oculares apresentam um melhor prognóstico quando são diagnosticadas precocemente. Por isso, ler um pouco mais sobre o exame para o diagnóstico de glaucoma e sobre o tonômetro de aplanação é sempre muito interessante.

Dominar a técnica para o uso adequado do equipamento é fundamental, da mesma forma que é imprescindível contar com aparelhos de uma marca de boa qualidade e com um nome consolidado no mercado. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é tonômetro de aplanação?

Como você já deve saber, o glaucoma é um termo que refere-se a um grupo de patologias oculares bastante específicas, que podem provocar danos severos ao nervo óptico, culminando na perda da visão. Geralmente, esse quadro é assintomático ao longo da sua evolução, o que torna o acompanhamento ao paciente ainda mais importante.

A aferição adequada dos níveis de pressão ocular faz parte da propedêutica básica do exame oftalmológico, sendo esse um dos indicadores mais importantes não apenas para o diagnóstico, mas também para o acompanhamento de casos de glaucoma.

A tonometria de aplanação é considerada o exame padrão-ouro para fazer essa medição. Por meio dele, o médico oftalmologista aplica uma força controlada contra a córnea, sendo esse um exame de contato direto, que oferece uma aferição precisa dos valores de pressão ocular do paciente.

Como o procedimento é feito?

Para fazer a tonometria de aplanação, o oftalmologista aplica uma gota de um colírio anestésico, de forma a trazer mais conforto e não causar incômodos. Depois, o paciente é posicionado adequadamente, repousando o seu queixo e a sua testa em um suporte que serve para manter a cabeça firme e imóvel.

Em seguida, o médico move o aparelho em direção ao globo ocular e toca a córnea com o tonômetro, ajustando a tensão. O equipamento faz a medição da pressão e, para chegar ao diagnóstico, o profissional utiliza os seus conhecimentos e cruza as informações com outros dados, como o último exame, a espessura da córnea, entre outros.

Quais as vantagens do exame para detectar o glaucoma?

É importante alertar aos seus pacientes que a maior das vantagens do exame para detectar o glaucoma é que ele possibilita o diagnóstico precoce, pois permite que o oftalmologista trace uma conduta adequada para preservar o melhor nível de visão para o seu paciente pelo máximo de tempo.

Além disso, até mesmo pela aplicação do colírio anestésico, trata-se de um procedimento que não dura mais do que alguns poucos minutos e não deve causar dor ou incômodos, gerando apenas uma discreta pressão sobre os olhos.

Como você pôde ver, o exame para detectar o glaucoma é imprescindível na propedêutica oftalmológica básica, e você não pode deixar de considerar a Optivision na hora de comprar equipamentos ou como uma excelente fonte de informações sobre aparelhos médicos da mais alta qualidade!

Este post foi útil para você? Se quiser saber mais, assine nossa newsletter e receba outros conteúdos por e-mail!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Blog