Confira 3 KPIs na área de saúde que sua clínica deve acompanhar!

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Analisar o desempenho e aferir resultados são práticas muito importantes para empreender em qualquer segmento do mercado. Quando falamos de setores mais competitivos, isso pode ser ainda mais primordial, e é por isso mesmo que você não pode deixar de conhecer alguns KPIs na área de saúde que devem ser acompanhados.

Esses indicadores podem apontar quais são os processos que precisam ser aprimorados, mas também orientam os gestores e funcionários sobre o que está dando certo e não precisa de ajustes, ao menos em curto prazo. Confira o conteúdo a seguir e aprenda mais sobre esse tema!

O que são KPIs?

A sigla KPI vem do inglês Key Performance Indicator e, em sua tradução livre, quer dizer Indicador-chave de Desempenho.

São, na realidade, medições de alguns parâmetros específicos de uma empresa ou um negócio qualquer, que podem apontar a necessidade de melhoria de alguns aspectos ou a manutenção de outros.

Para estabelecimentos da área de saúde, eles são fundamentais para verificar se os serviços estão no rumo certo ou se precisam de ajustes, contribuindo também para, em linhas gerais, garantir que a missão da organização esteja sendo cumprida, para melhorar a experiência dos usuários e direcionar as estratégias de marketing.

Quais os principais KPIs na área de saúde?

1. Satisfação do paciente

É bastante lógico que em qualquer empreendimento que lide com o público a satisfação do cliente seja levada em conta na hora de tomar decisões. Na área da saúde essa avaliação é feita de acordo com a experiência dos pacientes, sobretudo em relação ao atendimento recebido e até mesmo no tocante às instalações da clínica.

Para avaliar esse KPI, por exemplo, você pode oferecer um pequeno formulário ao final de cada consulta ou enviar esse questionário para o e-mail da pessoa, sempre com o consentimento prévio. Caso essa métrica esteja baixa, você pode treinar melhor a equipe, investir em equipamentos ou rever suas condutas.

2. Tempo na sala de espera

Uma das maiores reclamações de pacientes em consultórios médicos de todo o mundo é a demora para que sejam efetivamente atendidos pelo médico. Diante dessa realidade, é fácil perceber que o tempo na sala de espera é um dos KPIs na área de saúde que sua clínica deve acompanhar.

Esse indicador serve, como o próprio nome já diz, para medir o tempo em que a pessoa fica na sala de espera antes da consulta. Essa análise é fundamental, pois passa uma orientação importante sobre o desempenho, a coesão, a gestão da agenda e da qualidade da equipe.

3. Taxa de retorno

Definitivamente, a taxa de retorno é um dos indicadores mais importantes que sua clínica deve acompanhar. Ela mostra em números quantos pacientes voltaram para outras consultas, quantos as cancelaram e quantos simplesmente não apareceram mais.

Valores elevados de não-comparecimento indicam que o atendimento prestado está sendo falho. Para reverter esse quadro, você pode, por exemplo, investir em treinamentos, melhorar o fluxo de laudos ou aprimorar a estrutura do consultório.

Como você pôde ver, os KPIs na área de saúde podem ajudar a sua empresa a realinhar estratégias e seguir em um caminho muito mais seguro para ter o sucesso que você espera.

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