fbpx

Calculadora de negócios: a ferramenta que vai calcular os lucros do seu consultório

Back to Blog

Share this post

Category: Blog

O dinheiro investido em seu negócio trouxe resultados concretos de crescimento ou foi apenas uma forma de mantê-lo aberto e funcionando? Com as práticas certas, como o uso da calculadora de negócios no cotidiano da sua empresa, é possível ter certeza sobre isso e mais.

Tempo é dinheiro, e isso todo empreendedor sabe, mas é também qualidade de vida – em todos os sentidos, inclusive quando falamos sobre a saúde financeira do seu negócio. Quer saber quais são os fatores que valorizam o seu consultório oftalmológico (value drivers) frente ao mercado? E quais são aqueles que o fazem valer menos (value destroyers)?

Analisar esses e outros números é imprescindível a qualquer empreendimento que almeja lucrar e é por isso que a calculadora de negócios precisa ser o melhor amigo de um empresário que passará a ter a percepção necessária para avaliar e tomar decisões mais assertivas.

Veja a seguir as vantagens de usar a calculadora de negócios em seu consultório.

Leia também: O QUE PRECISAMOS FAZER PARA TORNAR A CLÍNICA OFTALMOLÓGICA MAIS RENTÁVEL?

O que é uma calculadora de negócios?

Já se perguntou se realmente valia a pena investir em um sistema para otimizar o seu serviço? Ou algum equipamento oftálmico? E no Marketing da sua empresa?

Será que esses investimentos “vão se pagar”e gerar lucros, ou vão ser apenas gastos para o seu bolso?

Para responder essas perguntas, é preciso entender primeiro o que uma calculadora de negócios é capaz de fazer e a resposta é: basicamente, tudo o que realmente importa para o empreendedor.

Ao contrário da calculadora científica, geralmente usada em âmbito acadêmico e voltada para operações mais gerais, uma calculadora financeira é adequada para gerir finanças, tempos e dados, realizar cálculos comerciais e estatísticos.

Esse equipamento calcula, por exemplo, os custos de manutenção do capital, da determinação dos valores mensais do pagamento de um empréstimo, a depreciação, amortização e lembra até mesmo seu compromisso com um paciente.

Leia também: VOCÊ SABE A REAL IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA NA CLÍNICA? ENTENDA MAIS!

Melhores maneiras de usar uma calculadora de negócios

Existem muitos motivos para ter uma calculadora de negócios:

 

  • Cálculos comerciais e financeiros

 

Embora nichos de negócios diferentes possam exigir cálculos exclusivos, quase todos os campos exigem a mesma dúzia ou mais de equações básicas:

  • Análise de fluxo de caixa: um dos usos mais comuns para uma calculadora de negócios, que obterá o valor presente líquido, valor futuro líquido e a taxa interna de retorno de tudo o que está relacionado com o seu empreendimento, serviços e produtos;
  • Amortização: calcule facilmente quanto de juros acumula em cada período de um empréstimo, o valor do principal pago e a duração do empréstimo que pode ter sido feito para a aquisição de algum equipamento ou para aprimoramento do espaço;
  • Taxa de despesas gerais: descubra sua taxa de despesas gerais dividindo as despesas operacionais totais pela receita total da prática. Exclua das “despesas operacionais” o salário e despesas pessoais para qualquer provedor de geração de receita, incluindo médicos e atendentes, por exemplo.

Se o seu índice de despesas indiretas parece fora do normal, avalie os fatores que podem afetá-lo, incluindo combinação de pagadores, eficiência operacional, produtividade do fornecedor, dentre outros.

Depois de ter esses benchmarks básicos, será possível aprofundar em outros, como o custo de equipe clínica por exame ou cirurgia e custos de atendimento.

Leia também: COMO MONTAR UMA CLÍNICA DE OFTALMOLOGIA?

  1. Gerenciamento de tempo e dados

Para muitos de nós, os smartphones substituíram o calendário ou até mesmo uma agenda de papel na hora de anotar os seus compromissos, não é?

Não é para menos: esses dispositivos são recheados de funcionalidades que simplificam e otimizam diversos processos, mas você também pode fazer isso na calculadora de negócios. Além de poderem ser carregadas para qualquer lugar – e, em alguns casos, até estarem on-line –, esses equipamentos são ideais para manter compromissos e definir alarmes.

Outro recurso interessante é a função de conversão de data, que permite adicionar ou subtrair dias ou até meses para obter a data correta em anos a partir de agora. A “aritmética de datas”, permitirá o cálculo dos períodos mais movimentados no seu consultório, por exemplo. É possível também calcular o tempo de atendimento por cada procedimento, profissional e equipamento, o que ajudará a encontrar o custo e o lucro de tudo.

Leia também: VOCÊ SABE COMO REDUZIR CUSTOS NA CLÍNICA DE OFTALMOLOGIA? DESCUBRA AQUI!

  1. Indispensável para o sucesso de um empreendimento

Na hora de comprar um equipamento como o OA-2000 ou ecógrafos como o Axis Nano e o Compact Touch, por exemplo, você poderá calcular quantos procedimentos devem ser realizados para que seja possível reaver o dinheiro investido.

Nesse sentido, ficará claro também quantos pacientes você precisa atender, baseado no preço que atribuído para aquele exame (repita esse processo com as demais práticas).  Assim, ficará claro em quanto tempo o seu investimento “vai se pagar” até que então, tudo se torne lucro.

Leia também: COMO PRECIFICAR OS SERVIÇOS DA SUA CLÍNICA?

  1. Funções adicionais de calculadora de negócios

Pode haver algumas vantagens extras integradas nas calculadoras financeiras e algumas podem até criar gráficos e tabelas visuais, facilitando a compreensão do que os números estão mostrando. Em alguns casos, pode ser que seja possível conectar o aparelho ao seu computador ou notebook para transmitir dados para um armazenamento ainda mais seguro.

Leia também: CONSULTÓRIO OFTALMOLÓGICO: COMO FINANCIAR EQUIPAMENTOS MÉDICOS?

Por que não usar uma calculadora comum?

É natural que muitos oftalmologistas empreendedores ainda não saibam calcular corretamente o lucro obtido com seus procedimentos, nem realizar outros cálculos tão importantes quanto. A calculadora de negócios vai te auxiliar nesse processo de aprendizado que vai profissionalizar o gerenciamento financeiro da sua empresa.

Procure adquirir o hábito de comparar suas métricas, inclusive entre todas as práticas do seu negócio (como os exames de rotina e as cirurgias, por exemplo) para que você descubra tendências e para que saiba se as coisas estão melhorando ou piorando em sua prática.

Lembre-se: esses benchmarks são como sintomas – meros indicadores de que algo pode estar errado e que uma investigação mais aprofundada é necessária.

Gostou da dica sobre a calculadora de negócios? Continue acompanhando o blog Optivision e nossas redes sociais para ficar por dentro de outras técnicas que vão elevar tornar o seu consultório oftalmológico ainda mais rentável.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Blog