Um atendimento de qualidade é essencial na prestação de qualquer serviço. Quando se trata do relacionamento com pacientes de uma clínica oftalmológica, essa importância fica ainda mais evidente. Afinal, é natural que assim seja, uma vez que a condição de um paciente é a de quem precisa de cuidado e atenção.
Desse modo, mais do que levar uma boa impressão, a sensação de ter sido bem atendido gera segurança e é a primeira porta para a fidelização. Para construir relações de confiança, algumas iniciativas devem ser planejadas e colocadas em prática na rotina de um consultório.
Neste artigo, você vai saber como melhorar o relacionamento com os pacientes da sua clínica de oftalmologia e entender a verdadeira importância disso. Vamos lá?
Mantenha sua equipe bem treinada
O trabalho de encantamento de um paciente deve ser feito antes, durante e depois da consulta. Dessa forma, toda a equipe precisa estar focada na excelência da abordagem e no carinho do atendimento.
Assim como você, todos devem estar preparados para orientar, esclarecer dúvidas e deixar os pacientes à vontade. Para isso, é preciso saber o que fazer e como se portar para criar uma verdadeira cultura do bom acolhimento na clínica.
Ao investir no treinamento da sua equipe, você preparará o terreno para as demais iniciativas de relacionamento com pacientes.
Evite atrasos na sua clínica
Já está instalada no imaginário brasileiro a ideia de que a consulta médica ou odontológica sempre atrasa. Tire proveito dessa premissa e surpreenda seus pacientes, priorizando o atendimento no horário marcado. Além de ser importante na fidelização dos pacientes, a pontualidade também é vista como um sinal de respeito.
Em uma clínica de oftalmologia, muitos pacientes recebem aplicação de colírios e precisam aguardar algum tempo para que o produto faça efeito para, só então, realizar os exames necessários. Nesse cenário, ser pontual no atendimento é ainda mais importante, não acha?
Uma política de pontualidade requer alguns ajustes. No entanto, nem todo cuidado do mundo será capaz de evitar eventuais atrasos — se isso acontecer, explique a situação com clareza para o paciente.
Seja um bom ouvinte
Apesar de o tempo ser um componente importante na gestão de uma clínica, considere os minutos dedicados ao paciente que está sendo atendido como um excelente investimento. Com esse fim, saiba ouvir o que cada um tem a dizer.
Nesse sentido, leve em conta que você está consolidando a confiança no relacionamento com pacientes. Dessa maneira, sempre que precisarem, seus pacientes retornarão, pois saberão que ali há um médico que se importa com eles.
Faça um atendimento humanizado
Uma consulta médica deve refletir o cuidado e a atenção que caracterizam o acolhimento. Assim, considere humanizar as ações mais simples, em especial no momento de aferições e exames próprios de uma clínica de oftalmologia.
A explicação das medidas que estão sendo tomadas durante a consulta valoriza o paciente. Do mesmo modo, o cuidado e a cortesia na condução para cada exame realizado no consultório transmitem o respeito que enaltece.
Ofereça um canal de comunicação
Finalmente, mantenha disponível um canal para que os pacientes possam se manifestar. Receber uma sugestão ou crítica pode ser muito interessante para que você identifique pontos de melhorias na sua clínica.
Uma dica é usar uma caixa de sugestões, e-mail ou um campo de contato no site da clínica para receber esses feedbacks.
De maneira geral, os brasileiros só se dão ao trabalho de se manifestar quando realmente consideram importante o que experimentaram. Desse modo, todas as manifestações são significativas para quem se dispôs a registrá-las.
Com essas dicas, esperamos que você consiga planejar uma estratégia para estreitar os laços e melhorar ainda mais o relacionamento com pacientes na sua clínica.
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