fbpx

4 equipamentos oftalmológicos essenciais para o seu consultório

Back to Blog

Share this post

Category: Blog

Investir na atualização constante é essencial para qualquer profissional da área de saúde, visto que esse segmento vive mudando os seus paradigmas com as novas descobertas da ciência. Por isso, se você deseja ter sucesso, é muito importante saber quais são os equipamentos oftalmológicos essenciais para o seu consultório.

Um médico, para elevar sua credibilidade em seu segmento e apresentar um diferencial para o público, deve contar com uma aparelhagem que seja condizente com o seu nível de qualidade e a sua especialização. Então, continue a leitura e conheça os itens que não podem faltar no atendimento aos pacientes!

1. Refrator

Falando especificamente de um consultório oftalmológico, o refrator talvez seja o equipamento mais básico e essencial, visto que o seu uso é fundamental e a sua estrutura é indispensável para condicionar os demais equipamentos de oftalmologia, usados para a observação dos pacientes.

Ele pode ser manual ou computadorizado — nesse caso, é chamado de auto refrator. Já o exame de refração é feito para aferição da acuidade visual do paciente e, se for o caso, o grau que ele precisará utilizar em óculos ou lentes de contato.

2. Lâmpada de fenda

A lâmpada de fenda é um equipamento que permite que o médico oftalmologista observe algumas estruturas importantes — como as pálpebras, a esclera, a conjuntiva, a córnea, o cristalino e o fundo ocular (fundoscopia) — nas mais diversas ampliações.

O paciente fica sentado, apoiando o seu queixo em um suporte e mantendo sua cabeça imóvel. Isso é muito importante para a projeção da fonte de luz de alta intensidade, que é usada simultaneamente a um microscópio, possibilitando uma avaliação bastante detalhada da região.

3. Oftalmoscópio

O oftalmoscópio é outro dos equipamentos oftalmológicos mais básicos. Como o seu próprio nome indica, ele serve para que o médico faça uma boa observação do fundo do olho do paciente, de uma maneira direta e precisa, quando o meio estiver transparente.

Existem duas modalidades de visualização do fundo do olho. No modo direto, o oftalmologista usa o oftalmoscópio comum, com um sistema de lentes que propicia somente um ângulo de visão. Já no indireto é utilizado um aparelho monocular ou binocular, com um jogo de lentes, diafragmas e condensadores que obtém a imagem de uma área maior.

4. Tonômetro

Por fim, mas não menos importante, o tonômetro é um aparelho que mede a pressão ocular. Esse é um parâmetro muito importante, por exemplo, para detectar precocemente a presença de glaucoma, assim como para a realização de avaliações pré-operatórias de algumas cirurgias.

Bom, como você pôde ver, alguns equipamentos oftalmológicos são mesmo essenciais para o seu consultório — e não apenas para atender melhor os seus pacientes, mas também para que as pessoas façam um marketing espontâneo do seu negócio, em função de ele estar em sintonia com o que há de melhor em termos de tecnologia médica.

Agora, se você gostou desta leitura, que tal aproveitar a visita e conferir também os principais impactos da inteligência artificial na medicina?

Comment (1)

  • Suzana dos Santos de Carvalho Reply

    Ola boa tarde, por gentileza orçamento.

    16 de January de 2023 at 16:31

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Blog