fbpx

Robotics in medicine: how is technology revolutionizing the sector?

Back to Blog

Share this post

Category: Blog

Certamente, você já percebe o impacto de diversos gadgets e aparelhos modernos na sua rotina diária, facilitando a sua vida e tornando as suas atividades mais práticas. Diante dessa realidade, não é difícil perceber que é essencial compreender melhor a influência da robótica na medicina e como a technology está revolucionando o setor.

Essa é uma área que está em constante evolução, cujos profissionais não podem abrir mão de estar em perfeita sintonia com a vanguarda do conhecimento técnico e de utilizar os equipamentos mais precisos e eficientes do mercado.

Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre este tema!

Inteligência artificial

A inteligência artificial é uma das principais tendências que essa área vem recebendo com a inovação da mecatrônica e pode revolucionar o setor de saúde nos próximos anos.

Entre as suas inúmeras possibilidades, está a de simular algumas atividades humanas conectadas a vários tipos de dispositivos.

Isso promete aprimorar os diagnósticos, as estatísticas e resolver problemas. Com o armazenamento de informações em um banco de dados virtual, por exemplo, é possível que a inteligência artificial cruze os resultados e faça cálculos que apontem soluções com muito mais precisão, fazendo triagens e análises antes mesmo do atendimento.

Monitoramento de pacientes

Outra das aplicações da robótica na medicina é o monitoramento de pacientes em tempo real. Uma das versões mais básicas dessa tecnologia já é corriqueira há alguns anos, por meio de frequencímetros que verificam os batimentos cardíacos ou, mais recentemente, de smartwatches que aferem vários parâmetros.

Isso é indispensável para pessoas que precisam de acompanhamento frequente, com a coleção de dados de modo contínuo, que serão enviados para outras pessoas, como cuidadores ou médicos, por exemplo. Isso pode ser feito por pequenos aparelhos conectados a smartphones, tablets ou outros dispositivos.

Banco de dados integrados

Uma das aplicações da robótica na medicina é o banco de dados integrados, que pode conectar vários dispositivos, aprimorando a eficiência desde o diagnóstico até a recuperação, por exemplo. Como dissemos, esse conteúdo pode ser compartilhado, acompanhando cada alteração em tempo real.

Também é possível reunir todos esses elementos em uma plataforma única, com uma interface que indicará os resultados, facilitando a compreensão do paciente e a adoção de condutas, emergenciais ou não, por parte dos médicos. A programação de alarmes para medicamentos e exames periódicos é outra possibilidade.

Robôs nas mesas cirúrgicas

Você já deve ter ouvido falar sobre a aplicação de robôs em mesas cirúrgicas. No entanto, o que você talvez não saiba ainda é que essa é uma tendência que fará parte do dia a dia de hospitais em todo o planeta, sobretudo por conta da eficiência impressionante que essa solução traz para a grande maioria das operações.

Esses equipamentos trabalham com muita precisão e são menos invasivos, colaborando para procedimentos com muito mais segurança. Além disso, é possível utilizar a robótica para trabalhar em áreas remotas, com o envio em tempo real de informações para o médico cirurgião, mesmo que ele esteja muito longe.

Como você pode ver, são muitas as possibilidades da robótica na medicina. Para garantir que essas tecnologias sejam aplicadas, é essencial contar com fornecedores de qualidade, que possam trabalhar juntamente com as soluções oferecidas.

Gostou de conhecer as possibilidades da robótica na medicina? Então confira outros conteúdos como este seguindo nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Blog