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Telemedicina: as vantagens e possibilidades do atendimento médico a distância

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Categoria: Blog

A revolucionária telemedicina promove mais escalabilidade para o seu negócio mesmo à distância do seu paciente, ao mesmo tempo que aumenta suas receitas. Regulamentada pela Resolução CFM nº 1.643/2002, a telemedicina é subdividida em: teleassistência, teleducação, teleinterconsulta e emissão de laudos.

Em meados de março de 2020, a telemedicina voltou a ganhar novos termos e você, médico, precisa ficar por dentro desse assunto.

Extensão das possibilidades de atendimento com a telemedicina

A telemedicina é conveniente para médicos e pacientes, especialmente aqueles portadores de doenças crônicas como diabetes e pressão alta, por exemplo. No geral, quem é diagnosticado com essa condição não costuma ter problemas de saúde emergenciais, mas precisa de ajuda com ajustes na dosagem, regimes de estilo de vida e até mesmo uma nova prescrição médica.

Essa modalidade da telessaúde favorece ainda o atendimento de chamadas urgentes após o fechamento do consultório, usando meios eletrônicos comuns ao nosso dia a dia (a videoconferência).

Embora não substitua uma consulta presencial quando necessária, a telemedicina opera como um eficiente sistema de triagem.

Mas, afinal, quais as vantagens da telemedicina para o campo da saúde e como essa tecnologia contribui para o aprimoramento da técnica médica? Você confere as respostas para esses questionamentos e muito mais a seguir.

Como isso funciona na prática?

Esse modo de cuidar é virtual, permite o acompanhamento médico sem qualquer tipo de fronteira geográfica e já vem mudando a prática da medicina há décadas.

Todo o processo deve ser feito por meio de um sistema apropriado e seguro de gerenciamento de informações e imagens. Registros digitalizados, sistemas modernos de gerenciamento e similares permitem que os profissionais da saúde operem com mais eficiência, tornando as práticas ainda mais lucrativas, potencializando os resultados com mais flexibilidade.

Entenda como a telemedicina pode ser útil para manter o seu negócio funcionando mesmo à distância do seu paciente:

Teleorientação

Nessa modalidade, o médico pode orientar os pacientes por meio de videoconferência. Aqui, o profissional esclarece dúvidas e realiza uma triagem, orientando sobre a necessidade (ou não) de um exame.

Telemonitoramento

Contar com uma central de atendimento eficiente é uma solução para a sustentabilidade financeira do negócio. Monitore a saúde e o andamento do tratamento dos seus pacientes de qualquer lugar.

Teleinterconsulta

Essa modalidade já era autorizada pela CMF e permite a troca de informações e a busca por uma segunda opinião exclusivamente entre especialistas, para auxílio no diagnóstico ou terapêutico.

Teleconsulta

Por fim, a teleconsulta permite atendimentos de consultas e terapia, mas atenção: uma vez que a modalidade ainda não está totalmente legalizada, só é permitida em casos de calamidade pública.

Vantagens da telemedicina para o médico

Essa modalidade da telessaúde beneficia o paciente que não pode ser atendido presencialmente por uma série de fatores, como, por exemplo, mobilidade reduzida ou distanciamento geográfico.

Com essa tecnologia, o médico pode expandir seu campo de atuação, aumentar o número de pacientes atendidos por dia, transformar chamadas de acompanhamento em geradores de receita, reduzir os cancelamentos de última hora e criar práticas mais eficientes e lucrativas.

Entenda melhor os benefícios dessa tecnologia:

Aumento da receita

Ganhe tempo excluindo o deslocamento entre as clínicas e consiga atender mais pacientes nos dias que você estiver disposto.

Uma alternativa para aumentar a receita é adotar a videoconferência para o acompanhamento que você costuma fazer pelo telefone, afinal, as chamadas não costumam ser reembolsáveis, mas os atendimentos virtuais podem ser monetizados.

Flexibilidade de agendamento

Com a possibilidade de atender praticamente onde quer que você esteja e a qualquer momento, cresce a opção de horas extras ou atendimentos nos finais de semana.

Resultados aprimorados

A comodidade das videoconferências pode aumentar o envolvimento e disposição do paciente para o cumprimento no monitoramento do tratamento.

Equipe mais satisfeita

Quando possível, reduza a sobrecarga administrativa das consultas presenciais, evite aglomeração nas salas de espera e reduza a exposição de sua equipe à doenças.

Menos cancelamentos de última hora

Responsável por grande parte do dreno de lucro e perda de tempo para práticas médicas, a alternativa de atendimento a distância pode salvar aquela receita em caso de atrasos, impossibilidade de folgas e outros fatores que impeçam a chegada do paciente ao consultório.

Melhor equilíbrio entre trabalho/vida pessoal

Muitos médicos relutam em tirar férias ou até mesmo realizar viagens a negócios, mas a telemedicina proporciona a flexibilidade de prestar assistência ao seu paciente em grandes distâncias geográficas.

Saiba comercializar o serviço

É importante, sobretudo, que seus pacientes saibam que a telemedicina é uma solução viável para eles. Adicione às suas estratégias de Marketing a informação de que você presta esse serviço e não poupe os esforços: vale deixar comunicados no consultório, encaminhar um e-mail e divulgar em suas redes sociais.

A responsabilidades da telemedicina na área da saúde

Diante dessas mudanças na forma de cuidar do paciente, é preciso estar preparado e atender novos preceitos éticos que condizem com a esfera digital.

Vale destacar que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) está prevista para vigorar a partir de agosto, portanto, todo profissional que lida com dados de pacientes passa a ter uma grande responsabilidade com toda a segurança digital.

Nesse contexto, um médico deve garantir a integridade, segurança e o sigilo das informações dos pacientes, mas também manter o prontuário eletrônico preenchido com os dados clínicos necessários para a boa condução do caso.

Telemedicina na oftalmologia – o futuro já presente

A oftalmologia é uma das especialidades que podem fruir da telemedicina, realizando exames de retina e de acuidade visual.

Embora parte dessas modalidades de atendimento tenham prazo para serem suspensas, isto é, ao final da calamidade pública, tendência é que, cada vez mais, o cuidado a distância seja expandido, e é preciso mais do que uma boa internet para operar bem.

O aperfeiçoamento clínico geralmente envolve aparelhos capazes de conversar com essa nova tendência da telemedicina, como o Nexy, o equipamento de última geração que capta imagens digitais da retina, ideais para os oftalmologistas que querem fazer parte dessa inovação.

Quer incluir a telemedicina no portfólio do seu consultório? O primeiro passo é entrar em contato conosco para saber mais sobre o Nexy, o equipamento que vai revolucionar os seus atendimentos.

 

 

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