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Waiting time for consultation: how to reduce in your ophthalmology clinic?

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Um das maiores reclamações dos pacientes quando buscam atendimento médico diz respeito ao tempo de espera para consulta. Sabendo dessa realidade, é muito importante que um profissional empreendedor da área de saúde conheça maneiras eficientes de reduzir esse problema em sua clínica de oftalmologia.

Na verdade, por meio de algumas atitudes relativamente simples, é perfeitamente possível melhorar a dinâmica do consultório e fazer com que o público não tenha do que reclamar antes, durante ou depois do atendimento.

Interessado? Continue a leitura do artigo e descubra como fazer isso! 

Aposte na capacitação de funcionários

Uma das maneiras de minimizar o tempo de espera para consulta é apostar na capacitação dos seus funcionários. Arcar com treinamentos, cursos e palestras deve ser encarado como um investimento, não uma despesa — afinal, uma equipe bem treinada faz toda a diferença na hora do atendimento.

Lembre-se disso na hora de contratar novos colaboradores, mas não se esqueça de dar essa opção também para quem já faz parte da sua equipe e precise, eventualmente, reciclar alguns conhecimentos específicos.

Em outras palavras, converse sempre com seus colaboradores e esteja aberto para identificar oportunidades de melhoria.

Invista na sala de espera

A sala de espera é um dos locais mais importantes de uma clínica, pois é nela que os pacientes e acompanhantes passam boa parte do tempo.

Quanto a isso, é preciso ter em mente que, independentemente da especialidade médica, uma pessoa leiga tende a ficar ansiosa quanto ao atendimento. Assim, oferecer distrações ajuda a reduzir essa tensão.

É muito interessante, por exemplo, disponibilizar revistas e jornais atualizados, além de uma televisão que transmita programas de boa qualidade, o famoso cafezinho e a água gelada. Uma rede de wi-fi também é um diferencial!

Confirme as consultas com antecedência

Fazer a confirmação das consultas é muito importante para acabar com os buracos na agenda e, com isso, reduzir o tempo de espera. Portanto, oriente sua secretária ou recepcionista a entrar em contato com os pacientes alguns dias antes do atendimento, confirmando sua presença naquela hora e naquela data.

Outro ponto interessante é justificar eventuais atendimentos de urgência. Do contrário, pode haver uma falsa sensação de descaso e, muitas vezes, gerar até algum tumulto na sala de espera. Caso isso ocorra, dê uma explicação válida e séria sobre a situação, para evitar frustrações.

Adquira um software de gestão

Outra excelente opção para quem deseja diminuir o tempo de espera é investir na aquisição de um software de gestão. Esse tipo de sistema ajuda a automatizar os processos, reduzindo muito as chances de erros como consultas marcadas em duplicata ou esquecimentos na agenda do profissional.

Além disso, um programa desses garante mais dinâmica para o próprio atendimento, pois tudo fica centralizado em um só local. Assim, a localização de informações do prontuário por parte do médico e de dados dos pacientes — como endereço atualizado, telefone, data da última visita, entre outros — fica muito mais fácil.

Enfim, está pronto para reduzir o tempo de espera para consulta na sua clínica? Com essas dicas, você já sabe onde e como investir para otimizar o seu atendimento. Basta colocá-las em prática!

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