fbpx

Qual a importância da manutenção de equipamentos médicos?

Back to Blog

Share this post

Category: Blog

A medicina é uma área que tem uma forte relação com os avanços científicos e as novidades tecnológicas, uma vez que, para oferecer o melhor para os seus pacientes, estar em consonância com a vanguarda do conhecimento é imperativo. Por isso, compreender a importância da manutenção de equipamentos médicos é fundamental.

Quando um equipamento médico falha, o resultado direto pode ser um diagnóstico impreciso, um laudo errado ou uma piora na qualidade do atendimento, o que pode até mesmo afetar o bem-estar dos pacientes. Você não quer esse marketing negativo para a sua clínica, não é mesmo? Então, confira o conteúdo a seguir.

Por que fazer a manutenção periódica?

Existem vários motivos, muitos dos quais bastante óbvios, que indicam que uma clínica com uma administração inteligente não pode abrir mão de fazer a manutenção periódica dos seus aparelhos médicos. E, em linhas gerais, isso deve ser encarado como um excelente investimento e jamais como uma despesa.

Atuar preventivamente, nesse caso, é muito mais interessante do que remediar situações de falhas nos equipamentos. Fazer uma checagem ajuda a trocar peças já gastas e amenizar os danos causados pelo tempo, o que impede o desgaste excessivo e evita que, na hora em que você mais precisar, a tecnologia deixe o seu paciente na mão.

Quais as vantagens da manutenção preventiva?

Aumento da vida útil

Mesmo que você seja um profissional gabaritado e de sucesso na sua área de atuação, é muito provável que você não esteja com dinheiro sobrando para gastar em coisas desnecessárias, não é mesmo? Ainda mais em um segmento tão competitivo, ter uma boa administração de recursos e do orçamento é crucial para o sucesso.

Diante dessa realidade, a manutenção preventiva dos equipamentos médicos pode ser muito importante, visto que ela tem, como um de seus objetivos, o aumento da vida útil dos equipamentos, o que implica um melhor funcionamento e, consequentemente, uma bela redução de custos, sobretudo, em médio e longo prazo.

Maior segurança

Uma das grandes vantagens de apostar na manutenção periódica de equipamentos médicos é que isso deixará esses aparelhos muito mais seguros para os pacientes e, até mesmo, para o pessoal médico. Quando esses dispositivos são rotineiramente inspecionados, possíveis problemas, potencialmente perigosos, podem ser identificados.

Como fazer a manutenção de equipamentos médicos?

Faça uma inspeção geral do equipamento

O primeiro passo para fazer uma boa manutenção preventiva de equipamentos médicos pode vir de uma ação interna e não custará nada para o seu bolso. Essa etapa consiste em você, ou, até mesmo, nos seus funcionários realizarem uma boa inspeção geral nos aparelhos, identificando possíveis falhas ou danos causados pelo uso.

Substitua peças com vida útil vencida

O passo seguinte é tentar não economizar no que você não pode. Ao verificar que o aparelho não está funcionando adequadamente ou que uma peça está apresentando um desgaste considerável, aja com inteligência e arque com os custos de substituição. É melhor gastar um pouco mais agora do que perder muito dinheiro depois.

Conte com ajuda especializada

Por fim, contar com ajuda de quem realmente entende é muito importante para ter sucesso na manutenção de equipamentos médicos. Uma empresa especializada tem o know-how para prestar esse serviço, garantindo que os seus aparelhos funcionem com maestria e tenham uma durabilidade muito maior.

Gostou de conhecer a importância da manutenção de equipamentos médicos? Quer contar com o auxílio de uma empresa que tem assistência técnica especializada de alta qualidade? Então, contact us e agende a sua manutenção preventiva!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Blog