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How to attract patients at the limits of medical marketing?

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Category: Blog

O exercício da profissão de médico pode ser entendido por uma missão ou uma arte, mas é o seu trabalho. Como tal, precisa ser considerado como atividade sustentável, capaz de se perpetuar. Para tanto, é necessária a captação de pacientes.

Sendo assim, por quais razões os pacientes procurarão por você e não por outro médico? Continue a leitura deste post e saiba como fazer a captação de pacientes nos limites do marketing médico.

Utilize estratégias de marketing digital

O marketing digital permite uma infinidade de possibilidades, desde a utilização das redes sociais até a elaboração de um blog oferecendo conteúdo inteligente e confiável.

Assim, é possível adotar diferentes estratégias de promoção dentro da ética e dos limites impostos pela legislação.

Para esse fim, é importante conhecer a cartilha do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre publicidade médica.

Uma parte considerável de possíveis pacientes procura serviços médicos na internet. Logo, considere, por exemplo, o Google e o Facebook como grandes parceiros para sua estratégia de marketing.

Faça uso de materiais gráficos

Muitos profissionais têm afinidade com material impresso. Desse modo, o cartão de visitas pode ser um bom instrumento, mas sem excessos.

Da mesma forma, a produção de prospectos específicos pode ser considerada. Há, no entanto, que ser conformado o regramento do CFM sobre publicidade médica.

Nesse sentido, algumas restrições podem ser apontadas:

  • não expor os pacientes (fotos, nomes);
  • não fazer uso de afirmações de exclusividade como “o único”, “o melhor” ou similares;
  • não afirmar que possui “o melhor equipamento” ou a “melhor tecnologia”;
  • não garantir cura ou sucesso no tratamento;
  • não divulgar preços dos serviços.

Preste um atendimento humanizado

Um atendimento respeitoso, que considera o aspecto humano do paciente é a variável de maior importância. Assim, na consolidação da preferência do público-alvo de qualquer médico, está a capacidade de ser sensível aos valores, limitações e necessidades de cada um.

Faça com que as horas investidas trabalhem a seu favor, e não contra. Desse modo, o tempo passado com cada paciente deve gerar empatia pela atenção e cuidado dispensados em todo atendimento.

Ofereça uma plataforma de saúde

Aproveite o que a technology de comunicação disponibiliza e ofereça uma plataforma online para seus pacientes. Toda facilidade acaba sendo apontada como virtude quando se faz referência a uma clínica.

Ainda, ofereça um site com recursos, como agendamento ou remarcação de consultas e possibilidade de imprimir os resultados de exames. Além disso, disponibilize um blog, como citado antes, com conteúdo interessante, que oriente seu público-alvo atual e futuro.

Fortaleça os contatos pessoais

Um atendimento que encanta por superar as expectativas abre as portas para a criação de um vínculo com o paciente. Esse é o caminho para o marketing de relacionamento, que faz com que o paciente indique o médico para alguém de seu círculo.

Assim, mesmo com toda a tecnologia atualmente disponível, nada supera o efeito que um bom atendimento produz. O médico deve aproveitar esse impulso positivo e investir em sua visibilidade, por meio de contatos pessoais, participando de eventos, trabalhos voluntários e ministrando palestras, por exemplo.

Absorvendo essas dicas, você estará mais preparado para a elaboração de uma estratégia de captação de pacientes.

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