fbpx

Accreditation of the health plan: why be accredited?

Back to Blog

Share this post

Category: Blog

Também conhecido como setor de saúde suplementar, o plano de saúde tem demonstrado crescimento constante.

Portanto, fazer credenciamento com a assistência médica é uma possibilidade interessante não só para quem está ingressando no mercado, mas também para aqueles que já atuam há algum tempo e querem ampliar o seu atendimento.

Muitas dúvidas existem em relação ao credenciamento do estabelecimento a operadoras de planos de saúde. No entanto, os procedimentos não são tão complexos e podem oferecer inúmeros benefícios para as instituições de saúde.

Quer descobrir como fazer o credenciamento da sua clínica ou consultório — e quem sabe buscar mais uma possibilidade de crescimento? Então, continue a leitura! 

Por que fazer o credenciamento?

Já pensou sobre a possibilidade de aumentar o faturamento da sua clínica ou consultório de forma considerável?

Quando passa a atender um plano de saúde, a clínica assume um caráter mais competitivo e amplia o número de atendimentos. Assim, é possível fazer novos investimentos, contratações e ampliar o espaço com dispositivos modernos, por exemplo.

O credenciamento de plano de saúde evidencia a sua clínica.

De acordo com dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), existem no Brasil mais de 47 milhões de brasileiros com planos privados de assistência médica. Portanto, há uma grande probabilidade de sua clínica ser visitada por essas pessoas, as quais podem ser atendidas por você ou pela sua equipe.

Com o passar do tempo, o credenciamento fará com que os pacientes conheçam bem as atividades exercidas na clínica, bem como reconheçam a qualidade dos profissionais e o bom atendimento nos serviços. Esse processo estabelece uma relação de confiança que gera benefícios para ambas as partes.

Como fazer?

Todo procedimento tende a ser menos complicado quando você procura por informações para eliminar erros. Tudo deve iniciar com um bom planejamento. Antes de entender como fazer o cadastramento, é fundamental selecionar as operadoras que serão interessantes para sua clínica.

A oferta de convênios médicos é enorme e isso traz a certeza de que é impossível trabalhar com todos os planos de saúde.

Uma importante estratégia pode ser conversar com colegas que já aderiram ao credenciamento, para entender bem o processo. Aproveite e faça uma pesquisa de mercado a fim de identificar as melhores operadoras. Assim, você reduz problemas e inicia a nova fase do seu empreendimento com segurança.

Após definir com quais operadoras você vai trabalhar, tem início o credenciamento. Entre em contato com o plano de saúde escolhido e apresente o seu interesse. Em seguida, é necessário enviar os documentos solicitados. Vale ressaltar que, em caso de clínica que tem CNPJ, os documentos são:

  • contrato social;
  • inscrição do CCM ou ISS junto à prefeitura;
  • CNES — comprovante do último pagamento do ISS;
  • alvarás de funcionamento e da vigilância sanitária atualizados;
  • comprovante de conta bancária, CRM ou crédito do responsável técnico;
  • detalhamento de todo o corpo clínico.

Há outras exigências: currículo, CPF, diploma e título de especialista do responsável pela clínica. Como a documentação pode sofrer alterações em diferentes convênios, é importante se informar.

Quais são as principais operadoras do mercado?

Bradesco Saúde

Seguradora pertencente ao grupo Bradesco. Especialista em atendimentos médico-hospitalares e planos corporativos. Tem o reconhecimento da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Medial Saúde

Oferece serviços de abrangência nacional. Vende planos individuais ou empresariais. Oferece atendimentos hospitalares, ambulatoriais e odontológicos.

Intermédica Sistema de Saúde

Trabalha com pessoas físicas e jurídicas. Oferece contratação por empresas em todo o país.

SulAmérica Seguro Saúde

Atua com todas as formas de cobertura e foca seus serviços em planos corporativos.

Central Nacional Unimed — Cooperativa Central

Atua em todo o país e trabalha nos segmentos hospitalar e ambulatorial.

Como vimos, o credenciamento do plano de saúde é uma boa opção para quem pretende ampliar o número de atendimentos em sua clínica ou consultório — e com isso aumentar a popularidade do estabelecimento. Ele pode ser ainda mais proveitoso quando acompanhado de uma autogestão que se ajuste às demandas profissionais de um médico.

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Quer compartilhar suas experiências? Então, deixe um comentário com a sua opinião sobre este post!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Blog